1
Palavra do SENHOR que veio a Sofonias, filho de Cuchi, neto de Gedalias, bisneto de Amarias e trineto de Ezequias, durante o reinado de Josias, filho de Amom, rei de Judá:
2
“Destruirei todas as coisasna face da terra”;palavra do SENHOR.
3
“Destruirei tanto os homens quanto os animais;destruirei as aves do céue os peixes do mare os que causam tropeço junto com os ímpios.“Farei isso quando eu ceifar o homemda face da terra”,declara o SENHOR.
4
“Estenderei a mão contra Judáe contra todos os habitantes de Jerusalém.Eliminarei deste lugar o remanescente de Baal,os nomes dos ministros idólatras e dos sacerdotes,
5
aqueles que no alto dos terraçosadoram o exército de estrelase aqueles que se prostram jurando peloe também por Moloque;
6
aqueles que se desviam e deixam de seguir o SENHOR,não o buscam nem o consultam.
7
“Calem-se diante do Soberano, o SENHOR,pois o dia do SENHOR está próximo.O SENHOR preparou um sacrifício;consagrou seus convidados.
8
“No dia do sacrifício docastigarei os líderes e os filhos do reie todos os que estão vestidoscom roupas estrangeiras.
9
Naquele dia, castigareitodos os que evitam pisar a soleira dos ídolose que enchem o templo de seus deusescom violência e engano.
10
“Naquele dia”, declara o SENHOR,“haverá gritos perto da porta dos Peixes,lamentos no novo distritoe estrondos nas colinas.
11
Lamentem-se, vocês que moram na cidade baixa;todos os seus comerciantes serão completamente destruídos,todos os que negociam com prata serão arruinados.
12
Nessa época vasculharei Jerusalém com lamparinase castigarei os complacentes,que são como vinho envelhecido deixado com os seus resíduos,que pensam: ‘O SENHOR nada fará,nem bem nem mal’.
13
A riqueza deles será saqueada,suas casas serão demolidas.Embora construam novas casas,nelas não morarão;plantarão vinhas,mas o vinho não beberão.
14
“O grande dia do SENHOR está próximo;está próximo e logo vem.Ouçam! O dia do SENHOR será amargo;até os guerreiros gritarão.
15
Aquele dia será um dia de ira,dia de aflição e angústia,dia de sofrimento e ruína,dia de trevas e escuridão,dia de nuvens e negridão,
16
dia de toques de trombeta e gritos de guerracontra as cidades fortificadase contra as torres elevadas.
17
“Trarei aflição aos homens;andarão como se fossem cegos,porque pecaram contra o SENHOR.O sangue deles será derramado como poeira,e suas entranhas como lixo.
18
Nem a sua prata nem o seu ouropoderão livrá-losno dia da ira do SENHOR.“No fogo do seu zeloo mundo inteiro será consumido,pois ele dará fim repentinoa todos os que vivem na terra”.